O que comer para aproveitar bem o Carnaval até o fim

Escrito por santocongeladoem 07 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura: 6 minutos
Alimentação

Conheça os alimentos que darão aquela energia extra e os que você deve evitar para aproveitar a folia de forma saudável

 

Qual a melhor forma de aproveitar a época mais festiva do ano se não estiver bem hidratado e com muita disposição? Para pular e dançar nos blocos de carnaval é preciso muita energia que, em sua maioria, são originários de alimentos ricos em carboidratos.

As festas de carnaval duram apenas quatro dias, mas é necessário que o folião evite ficar muito tempo sem comer e abusar da bebida alcoólica, para que não estrague a curtição e a alegria dos bloquinhos.

 

O que comer no Carnaval: 10 dicas para se divertir na folia

Mas então o que comer no Carnaval sem aquelas surpresas desagradáveis?

Para responder a essa pergunta, separamos 10 dicas de alimentos saudáveis, além daqueles que você deve evitar para aproveitar ao máximo a maratona de Carnaval. Confira abaixo:

 

1- Consuma carboidratos

paes, cereais, graos e massas

Para te dar energia, dê preferência aos alimentos ricos em carboidratos, como cereais, grãos e massas. Mas escolha os tipos integrais, já que eles garantem uma combinação balanceada de nutrientes.

Opte por alimentos simples e de fácil digestão. Um exemplo é a massa leve com molho de tomate fresco, evitando os tipos industrializados. 

 

2- Dê preferência às frutas da estação

Frutas como mamão, manga, pêssego, maçã, uva, abacaxi, melão e melancia são ricas em potássio e vitamina C, e fortalecem o sistema imunológico do seu corpo, já que você estará mais suscetível nesse período de festas.

As frutas também ajudam a desintoxicar o fígado, afastando aquela famosa ressaca pós-Carnaval.

 

3- Alimente-se de vegetais verde-escuros

Para ficar longe de vez da ressaca, vegetais crucíferos como brócolis, couve, repolho, agrião e couve-flor, auxiliam no bom funcionamento do fígado.

Sem mencionar que o grupo é rico em compostos de antioxidantes, inibindo a ação dos radicais livres, moléculas que se formam naturalmente no organismo e são responsáveis pelo envelhecimento e doenças no corpo.

 

4- Prefira as carnes grelhadas

carne grelhada

Evite frituras e alimentos muito gordurosos. Por demorarem mais para serem digeridos e serem responsáveis por aquela bocejada, prefira cozimentos do tipo grelhado, assado ou mesmo ensopados, já que levam pouca gordura.

Se você é daqueles que adora uma carne vermelha e não vive sem, prefira os de fácil digestão. Patinho, coxão duro e fraldinha são bons exemplos. Frango e peixes estão liberados, desde que preparados de forma saudável.

 

kit santa folia de Carnaval da Santo Congelado

 

5- Evite o consumo de frutos do mar

Por conta do calor nessa época do ano, os frutos do mar, se não conservados de maneira correta, podem estragar e provocar aquela intoxicação alimentar não prevista durante a folia.

Tenha a mesma atenção redobrada com lanches naturais que contenham maionese ou molhos perecíveis.

 

6- Atente-se às condições dos alimentos vendidos na praia

É uma delícia depois de pular muito no bloquinho de Carnaval,  comprar aquele lanche de carrinho na esquina ou dos ambulantes na praia. Porém, se atente às condições de higiene desses lugares, para que não aconteça um imprevisto indesejado e estrague sua festa.

Uma dica é levar consigo um álcool em gel de bolso, para reduzir o risco de transmissão de doenças pelo contato das mãos.

 

7- Cuidado com o sal

É sempre bom se atentar com o excesso de consumo do sal, ainda mais neste período de festas e de muito calor em que há um desgaste maior no corpo. 

Tente reduzir a quantidade de sal na comida e no consumo de alimentos ultraprocessados, para, assim, evitar a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial. 

 

8- Beba muita água

água de coco

É sempre bom frisar que estar hidratado é sinônimo de bem-estar da sua saúde. A água deve ser ingerida ao longo do dia para repor todo o líquido perdido através da transpiração.

Uma boa pedida para os quatro dias de Carnaval é beber muita água de coco, além de ser deliciosa e refrescante, é perfeita para repor líquidos e minerais perdidos após uma atividade física, como pular e dançar na folia. Sem falar que combate a ressaca mais rápido e ainda não engorda. 

Então, quando bater aquela sede, peça uma água de coco.

 

9- Álcool com moderação

Não existe uma dose recomendada para o consumo de álcool. Dessa forma, evite exageros e intercale a bebida alcoólica com um copo água ou água de coco para evitar aquela “ressaca braba” do dia seguinte.

Não beba com estômago vazio e não misture energéticos com álcool, prática comum durante o Carnaval. O drink prejudica o coração, provoca dores de cabeça e faz com que a pessoa perca a noção do tanto de álcool ingerido no corpo.

 

10 – Não pule Carnaval com a barriga vazia

grupo de amigos no carnaval

A combinação do sol, calor e gasto de energia exige que nosso corpo esteja preparado para aguentar os dias de festas. Por isso, não deixe de tomar um café da manhã reforçado com carboidratos, frutas, sucos naturais e proteínas.

Durante a folia, leve algum lanchinho na bolsa como barrinhas de cereais ou bolachinhas que não contenham conservantes ou açúcar. Frutas como maçãs, que são fáceis de carregar, também são uma boa pedida para fugir de alimentos gordurosos vendidos na rua. Portanto, o ideal é alimentar-se de três em três horas.

 

Desintoxique o corpo pós-Carnaval

Depois de um período intenso de muita festa, chegou a hora de eliminar as toxinas do corpo para que ele se renove e volte à rotina. 

Para te ajudar nesse processo, que tal algumas opções de suco detox da Santo Congelado, para você começar o ano firme e forte daqui para frente? Dê uma olhadinha <3

SUCO BLACK LIMONADE

suco black santo congelado

COMPRE AGORA

 

SUCO GINGER APPLE

SUCO GINGER APPLE da santo congelado

COMPRE AGORA

 

SHOT ANTIOX

SHOT ANTIOX da santo congelado

COMPRE AGORA

 

KIT SUCOS (15 UNIDADES)

kit de sucos detox da santo congelado

COMPRE AGORA

 

Agora que você conheceu um pouco mais do que comer no Carnaval, não se esqueça de acompanhar a Santo Congelado nas redes sociais e compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Comente abaixo, queremos ler sua opinião também! 

 


Leia mais: Como manter a dieta nas férias? 5 dicas para você!

santocongelado

Atualizado em: 14 de abril de 2020

Comente