• Saúde
  • Receitas
  • Dicas
  • Curiosidades
  • Alimentação
  • Loja

Descubra agora mesmo as diferenças entre Light e Diet e os cuidados ao consumir cada um

Escrito por santocongeladoem 20 de março de 2020

Tempo de leitura: 3 minutos
Curiosidades

Produtos light e diet possuem diferenças? Você sabe quais são? Leia abaixo suas definições e indicações de uso 

 

Você está passeando no mercado e se depara com produtos que apresentam em sua embalagem descrições contendo “baixo teor” ou “reduzido” e, logo em seguida, lê o nome “diet” ou “light”. 

Mas será que esses produtos são realmente saudáveis ou sinônimos de perda de peso? Muitos consumidores acabam se enrolando nessa parte, principalmente em diferenciar a rotulagem dos itens e consomem esses alimentos como se fossem a mesma coisa.

Abaixo, veremos as diferenças de light e diet e suas restrições de consumo:

 

O que são alimentos diet?

corredor de supermercado

Produtos diet são formulados e modificados no seu conteúdo de açúcares e nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas e sódio) para se adequarem às dietas de pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar.

Em suma, todo alimento diet não possui um ou mais ingredientes na sua composição. Para diabéticos, recomendam-se produtos com ausência de açúcar, seja sacarose, mel ou glicose. Já a ausência de gordura, destina-se a pessoas com altos níveis de colesterol e triglicérides; e de sal, para hipertensos.

Eles normalmente são vendidos em uma grande variedade de alimentos e bebidas comercializados como “sugar free”, “diet”, “zero” ou “sem adição de açúcar”. Estão inclusos nesta gama refrigerantes, gomas de mascar, geleias, pães, sorvetes, iogurtes, sucos, gelatina em pó; e a lista só tende a crescer.

 

E light?

mulher em supermercado conferindo rotulo de produto

Traduzido do inglês, light significa leve e, como o seu nome sugere, são alimentos que apresentam uma redução de no mínimo 25% no valor energético (calorias) ou no conteúdo de certo componente, seja açúcar, gordura, colesterol, sódio, entre outros, em relação ao alimento comparado. 

Além do método comparativo, a classificação de um produto light pode ser feito de acordo com valores absolutos. Porém, não é necessário que todos os nutrientes ou valor calórico sejam atingidos ao mesmo tempo, por exemplo:

Quantidade de calorias:

  • Alimento sólido: máximo de 40 cal por 100g de alimento.
  • Alimento líquido: máximo de 20 cal por 100ml de produto.

Quantidade de gorduras totais:

  • Alimento sólido: máximo de 3g de gorduras por 100g de alimento.
  • Alimento líquido: máximo de 1,5g de gorduras  por 100mL de produto.

 

Alimentos light e diet podem ser consumidos sem restrição?

Como vimos, alimentos light e diet não são necessariamente isentos de calorias e açúcares. Dessa forma, não devem ser consumidos exageradamente por pessoas que precisam reduzir o peso ou controlar a glicemia.

Muitas vezes, quando o teor de gordura é reduzido de um produto, há aumento do nível de açúcar e vice-versa, para manter a sua aparência e textura. Logo, é muito importante ler os rótulos dos alimentos antes de comprá-los e se eles irão atender às suas necessidades.

No caso de diabéticos, como eles precisam evitar ao máximo o consumo de açúcar, a procura por produtos que o substituíssem foi motivada principalmente para possibilitar o consumo de alimentos doces sem enfrentar alteração no índice glicêmico do sangue. 

 

Não existe nenhuma proibição ou restrição quanto ao consumo de alimentos light e diet. O mais recomendado seria buscar ajuda de um nutricionista profissional para que esses produtos sejam consumidos em pequenas quantidades, evitando seu uso diário ou em grandes quantidades, dando preferência aos alimentos in natura.

Curtiu o texto? Não se esqueça de visitar a loja da Santo Congelado (corre lá, que sempre tem novidades) e acompanhar as redes sociais para ficar por dentro do mundo saudável.

ACESSAR LOJA!

 

Leia mais: Alimentação e treino: saiba o que consumir para ter um bom resultado

santocongelado

Atualizado em: 20 de abril de 2020

Comente

Dicas práticas e simples, entregues na sua caixa de entrada e que vão ajudar no seu dia-a-dia!

Artigos relacionados

Vegetariano e Vegano: entendas as diferenças...

Alimentação e treino: saiba o que consumir para...

Como descongelar marmita congelada corretamente?

Carboidrato no corpo: vantagens e desvantagens

Suco detox: descubra a verdade por trás da bebida

Quer descobrir como manter a dieta nas férias?...

Artigo anterior

Como descongelar marmita congelada corretamente?

próximo artigo

Carboidrato no corpo: vantagens e desvantagens

@santocongelado

Pesquise no Blog
Copyrights © 2019 - 2021 santocongelado.com.br. Todos os direitos reservados.
Navegue pelo Blog
  • Saúde
  • Receitas
  • Dicas
  • Curiosidades
  • Alimentação
  • Loja
Redes Sociais